segunda-feira, 25 de maio de 2015

Bolo pudim e chocolate


Já tinha feito este bolo (ou parecido) no aniversário da D. Minorca do ano passado. Como sempre, quando as coisas precisam de sair bem, é quando saem pior e a parte do pudim não estava nada doce. Como é óbvio, algo se tinha passado na receita que tinha porque realmente não fazia menção a açúcar ou a algo doce. Entretanto, vi outra receita e esta levava leite condensado. Obviamente que iria ficar doce e por isso, resolvi dar-lhe mais uma hipótese, para ter a certeza de como era suposto ter ficado.



Bolo Pudim e chocolate

Para o bolo:
3 ovos
1 chávena de chá de açucar
150g de manteiga
1 chávena e meia de farinha
1 colher de sopa rasa de fermento
1/2 chávena de chocolate em pó
1/2 chávena de leite

Para o pudim:
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite normal (a lata medida é a do leite condensado)

Preparação:
Ligar o forno a 180ºC. Colocar um tabuleiro com água a ferver, uma vez que o bolo-pudim vai cozer em banho-maria. Barrar uma forma redonda sem buraco com caramelo para pôr o bolo.

Bolo:
Bater o açúcar com os 3 ovos inteiros. Adicionar a manteiga derretida e mexer novamente. Juntar a farinha, o chocolate, o fermento e a meia chávena de leite. Bater bem. Deitar na forma sobre o caramelo e reservar.

Pudim:
Bater muito bem todos os ingredientes ao mesmo tempo e deitar sobre a massa do bolo.
É nesta altura que a massa do bolo "engole" o pudim e este sim fica em contacto com o caramelo... isto tem certamente uma explicação química!
Vai ao forno a cozer em banho-maria cerca de uma hora ou até o palito não trazer massa agarrada. Desenformar depois de arrefecer completamente.


Aconselho a comerem-no já mesmo frio porque morno, como foi o meu caso, a parte do pudim fica um bocado enjoativa. É bom mas se repetir, acho que faço sem o chocolate.

Espero que gostem e me contem como ficou!

Sem comentários:

Enviar um comentário